Governante do principado montanhoso da Valáquia, uma região que hoje pertence à Romênia, Vlad Draculea era um tirano sangrento que inspirava temor nos corações do seu próprio povo. Bram Stoker usou este nome para seu vilão fictício, apesar de muitos acreditarem que o romance deve muito mais à lenda violenta.
VALD, O MAL
Nascido em 1431, Vlad Draculea teve uma infância problemática, passando boa parte dela como refém do Império Otomano. Subiu ao trono em 1448, mas seu reino foi interrompido duas vezes antes de sua morte em 1476. Ele é considerado um dos tiranos mais cruéis da história, vindo a ser conhecido como Vlad Tepes (pronuncia- se "tse-pesh), que significa "o empalador".
VALÁQUIA
O principado medieval da Valáquia era um pequeno território incrustado entre dois impérios em guerra: o império Turco-Otomano ao leste, e o império Habsburgo Austro-Húngaro ao oeste. Vlad gastou boa parte de sua vida lutando contra estas duas potências, cada uma delas queria o controle da Valáquia para si.
PRÍNCIPE ASSASSINO
Durante seu reinado, Vlad massacrou todos os que surgiram em seu caminho, incluindo mulheres, crianças ou enfermos. Como sugere seu apelido, seu método favorito de lidar com os inimigos era empalando - os em grossas estacas de madeira. Diz - se que ele matou milhares desta forma
DOIS LADOS DA MOEDA
Apesar dessas histórias sangrentas, Vlad é lembrado como um herói nacional na Romênia. Ele defendeu seu território contra massacres de potência estrangeiras e, se por um lado era sedento por sangue, por outro diz- se que foi um governante justo. Durante seu reinado, a Valáquia esteve praticamente livre de crimes, porque seus súditos sabiam o terrível preço que teriam que pagar até mesmo pelas menores infrações. De acordo com uma lenda, Vlad deixou uma tigela de ouro ao lado de uma fonte numa praça pública. Muitos a usaram, mas ninguém a roubou.
O QUE HÁ NO NOME ?
O pai de Vlad assumiu para si o nome de "Dracul" quando ele se tornou um membro da Ordem do Dragão. Draculea significa "filho de Dracul", e "Dracul" significa dragão ou diabo em romeno. Antes de chegar a esse nome imponente, o vilão de Bram Stoker estava destinado a ser chamado de Conde Wampyr.
#galeria de fotos
Castelo de Vlad
simbolo da Ordem do Dragão
estatua em sua homenagem
texto tirado do livro: O livro dos Vampiros
Não adianta correr
Nenhum comentário:
Postar um comentário